A Universidade Estadual de Campinas reúne variado, importante e relevante patrimônio cultural nos seus campi em Campinas, Piracicaba e Limeira. Arquivos, Centros de Memória, Bibliotecas, Laboratórios e Museus organizam e conservam conjuntos documentais diversos, acervos administrativos e pessoais além de livros e coleções artísticas, arqueológicas e de ciências naturais. Trata-se de uma quantidade expressiva de fontes de pesquisa ou fruição e, assim, de um inestimável patrimônio cultural acumulado desde a criação desta Universidade. Os edifícios do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara), do Colégio Técnico da Unicamp (COTUCA) e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) do centro da cidade somam ao conjunto construções centenárias já reconhecidas como patrimônio pelos órgãos de proteção do estado.
Especialmente na Universidade, esses espaços envolvem, misturam e imbricam de muitas maneiras territórios disciplinares e práticas diferentes de memória. Mais até que promover a interdisciplinaridade, participam tanto da construção da identidade local quanto da nacional e, também, da universitária, por meio de processos de memorialização de pessoas e instituições. Fomentam, sobretudo, padrões de entesouramento da memória e esquemas interpretativos que ajudam a compreender a história e fruir a cultura.
Em meio ao extraordinário conjunto de objetos, obras de arte, manuscritos, impressos e edificações que, assim, os Arquivos, Centros de Memória, Bibliotecas, Laboratórios e Museus da UNICAMP reúnem, um trabalho zeloso de preservação não só assegura o acesso público a esse patrimônio cultural como também contribui para a compreensão da dimensão social e política dos propósitos e finalidades das atividades que a universidade realiza no ensino, na pesquisa e na extensão.
O patrimônio cultural produzido e adquirido pela UNICAMP reagiu, primeiro, a uma política de ciência que delegou às Universidades a maior parte da responsabilidade sobre a produção e divulgação da memória científica no Brasil. Depois, atendeu a necessidade das pesquisas de diversos campos do saber de perguntar sobre o silêncio de muitos dos sujeitos da nossa história. Como resultado, a memória acadêmica, cultural e científica, conservada nas universidades ultrapassam seus muros e dão expressão para reiterados empreendimentos de reconhecimento social e valorização das identidades.
Nas universidades, centros de memória, arquivos, bibliotecas e museus são trincheiras fortes contra apagamentos, ocultamentos mal-ajambrados ou ignorância daquilo que, nas palavras de Jeanne-Marie Gagnebin, “poderia ser o indício de outro devir”. Por essa razão, também são canteiros de elaboração do passado, de escavação e lapidação na busca de outras formas de viver o presente e as esperanças quanto ao futuro.
Este Portal, resultado de um inventário realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), sob coordenação técnica do Centro de Memória-Unicamp, mapeia e apresenta ao público algumas dessas trincheiras que a Unicamp abriu e cultiva para a preservação da sua memória acadêmica e do patrimônio científico e cultural do país. Com o objetivo de divulgar o patrimônio cultural da Unicamp esperamos que este Portal possa, também, incentivar o passeio nos campi desta universidade e servir de estímulo para que mais pessoas compartilhem dos modos como se imaginam e gerem as relações entre passado, presente e futuro neles.
Prof. Dr. André Luiz Paulilo
(FE/CMU-Unicamp)
Dr. João Paulo Berto
(CMU-Unicamp)
Pq. Dra. Maria Sílvia Duarte Hadler
(CMU-Unicamp)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Reitor: Antonio José de Almeida Meirelles
COORDENADORIA GERAL DA UNIVERSIDADE
Coordenadora: Maria Luiza Moretti
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ESPORTE E CULTURA
Pró-Reitor: Fernando Antonio Santos Coelho
PROJETO PATRIMÔNIO CULTURAL DA UNICAMP
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral: Fernando Antonio Santos Coelho, André Luiz Paulilo e Maria Sílvia Duarte Hadler
Coordenação Executiva: Isabel Cristina Aráujo Floriano, Sebastião Pereira e Simone Cristina Ferreira
Coordenação Técnica: João Paulo Berto
Textos: Adreilde de Souza, Adriana Cristina Fernandes, Adriana Mariana de Araujo Rodrigues, Aline Vieira de Carvalho, Ana Paula de Andrade, André Luiz Paulilo, Bárbara Geraldo de Castro, Camila Barleta Fullin, Claudia Aparecida Romano, Crisllene Queiroz Custódio, Danielle Thiago Ferreira, Dulce Inês Leocádio, Eliane Morelli Abrahão, Elizangela Aparecida dos Santos Souza, Fabiana Benine, Felipe de Souza Bueno, Humberto Celeste Innarelli, Ivan Luiz Martins Franco do Amaral, Janaína Andiara dos Santos, João Paulo Berto, Josidelma Francisca Costa de Souza, Juliana Ravaschio Franco de Camargo, Kenia Laura Barbosa Oliveira, Lívia Cordi, Luiza Helena de Almeida Bragion Moretti, Marcelo F. Rocco, Marcia Aparecida Pillon D'Aloia, Márcia Rodrigues Ramos Torres, Maria Cristina Ferraz de Toledo, Maria do Carmo de Oliveira, Maria Dutra de Lima, Mariana Pedroso Teixeira, Marilda Truzzi, Marina Rebelo, Marina Ribeiro Romero, Mário Augusto Medeiros da Silva, Marisa Cristina Pereira, Michela Borges, Mirian Clavico Alves, Mônica Aparecida de Oliveira Nascimento, Patrícia Bertozzo, Rafaela Basso, Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Renata Eleuterio da Silva, Roberta de Moura Botelho, Rosana Evangelista Poderoso, Sandra Maria Carlos Cartaxo, Sérgio Niculictheff, Simone Lucas Gonçalves de Oliveira, Sylvia Helena Furegatti, Telma Maria Murari, Valdinéa Sonia Petinari, Vanessa Evelyn Costa
Gestão de conteúdos: Ana Cláudia Cermaria e Vitor Hugo Finatti
Editoração do Guia: Traço Publicações e Design
Website: Dynamika Soluções Web Ltda