Museu de Diversidade Biológica da Unicamp
Informações

location_on
Endereço:
Rua Monteiro Lobato, 255, Bloco A3 (prédio laranja) - Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Campinas, SP
schedule
Atendimento:
2ª, 3ª e 5ª: Mediante Agendamento.
Acessar Site

O Museu de Diversidade Biológica do Instituto de Biologia da UNICAMP (MDBio) foi oficialmente criado em 2021, unindo as coleções zoológicas e botânicas do Instituto de Biologia, as quais anteriormente faziam parte do Museu de Zoologia "Adão José Cardoso” e Herbário UEC. Assim, o MDBio surgiu abrigando duas áreas: Zoologia e Botânica.

O Museu de Zoologia, atual área Zoologia do MDBio, foi oficialmente criado em julho de 1992 e, desde então, visa se fortalecer como uma instituição dedicada às atividades de pesquisa, ensino e extensão, tendo como propósito sua transformação em um museu dinâmico e ampliação de seu acervo, composto de coleções científicas, de empréstimo didático e de exposição.

As coleções científicas são o foco principal da instituição e, neste momento, abarcam cerca de 1 milhão de exemplares tombados, entre vertebrados e invertebrados, amostrados nos diferentes ambientes (terrestre, marinho e água doce). São cerca de 200 mil vertebrados e aproximadamente 800 mil invertebrados, catalogados e/ou em processo de catalogação. Deve também ser mencionada a coleção de lâminas de partes ou espécimes inteiros, assim como a de tecidos e material genético, recentemente implantadas. Uma boa parte das coleções de invertebrados marinhos é resultado de pesquisas de projetos temáticos recentes, como o Biota/FAPESP e o Revizee/MMA, entre outros.

O acervo zoológico do MDBio está entre os cinco maiores do Brasil e abriga uma significativa coleção de tipos, com mais de 600 espécies representadas com holótipos e/ou parátipos, entre vertebrados e invertebrados. Em 2014 a coleção sonora “Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV)” foi incorporada ao museu, fusão que possibilitou o fortalecimento de ambos os acervos.

Vale destacar que, o MDBio-área Zoologia, incluindo as coleções zoológicas e audiovisuais, é hoje um dos poucos museus nacionais que disponibiliza para consulta remota os dados associados ao seu acervo científico.

O Herbário UEC, atual área Botânica do MDBio, foi criado em 1974 e oficialmente registrado no "Index Herbariorum”, sob a sigla UEC, passando a ter reconhecimento internacional em 1979 e considerado Fiel Depositário em 2004. O acervo UEC está entre os principais herbários do Estado de São Paulo, contando com mais de 210.000 exsicatas depositadas (199.313 online), principalmente angiospermas, gimnospermas, briófitas (hepáticas, musgos e antóceros), licófitas, samambaias. A coleção de tipos nomenclaturais conta com 1026 espécimes, além das coleções associadas compostas por uma carpoteca com amostras para uso em atividades didáticas e de pesquisa, além da sementeca, fungoteca, coleções de algas e pólen. A informatização do acervo teve início em 2002 e sua digitalização em 2012, passou a incluir as imagens das exsicatas a partir do vínculo ao projeto INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Atualmente o acervo atingiu 95% de sua informatização e 80% das exsicatas digitalizadas. A coleção é composta principalmente por amostras coletadas na região sudeste do Brasil, seguida pela região centro-oeste. Apesar da ênfase no eixo sudeste/centro-oeste, o herbário conta com importantes coleções dos estados do nordeste, norte e sul do Brasil, que têm sido rotineiramente incorporadas nas últimas quatro décadas, devido ao constante intercâmbio com diversas instituições do Brasil e exterior. O acervo UEC é frequentemente usado por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e iniciação científica do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da Unicamp, bem como por pesquisadores de outras instituições do Brasil e exterior, para o desenvolvimento de pesquisas em taxonomia, florística, fitossociologia, ecologia, fisiologia vegetal, biologia floral, química e farmacologia. A coleção também é visitada com escopo de identificar coletas botânicas e receber material-testemunho para validar pesquisas científicas.

Vale destacar que, tanto o acervo zoológico (ZUEC) quanto o botânico (UEC) encontram-se informatizados, com os dados associados acessíveis para consultas via Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), rede speciesLink. O MDBio disponibiliza seus dados também via Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr, Global Biodiversity Information Facility – GBIF (base de pesquisa de dados de biodiversidade mundial e aberta), INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos e Reflora.

Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.

Cul_20220926_MDBio_AMP_3301.jpg Museu de Diversidade Biológica da Unicamp, Campinas.
9- ZUEC_Sala Hospedes e Penetras.jpg Sala "Hóspedes e penetras" na exposição permanente do MDBio "Biodiversidade Animal: estilos de vida", durante a Semana dos Museus 2023. 20 maio 2023. Museu de Diversidade Biológica, Instituto de Biologia, UNICAMP
6- ZUEC_Sala Biodiversidade Animal2.jpg Sala Biodiversidade Animal. Museu de Diversidade Biológica da Unicamp, Campinas.
5- ZUEC_Sala Biodiversidade Animal1.jpg Sala Biodiversidade Animal. Museu de Diversidade Biológica da Unicamp, Campinas.
7- ZUEC_Sala Biodiversidade Animal3.jpg Sala Biodiversidade Animal. Museu de Diversidade Biológica da Unicamp, Campinas.
2.JPG Exposição temporária MDBio - área Botânica, durante a Semana dos Museus 2023. 20 maio 2023. Museu de Diversidade Biológica, Instituto de Biologia, UNICAMP. Fotografias Matheus João da Silva Alves.
1.JPG Exposição temporária MDBio - área Botânica, durante a Semana dos Museus 2023. 20 maio 2023. Museu de Diversidade Biológica, Instituto de Biologia, UNICAMP. Fotografias Matheus João da Silva Alves.
3.JPG Exposição temporária MDBio - área Botânica, durante a Semana dos Museus 2023. 20 maio 2023. Museu de Diversidade Biológica, Instituto de Biologia, UNICAMP. Fotografias Matheus João da Silva Alves.
4.JPG Exposição temporária MDBio - área Botânica, durante a Semana dos Museus 2023. 20 maio 2023. Museu de Diversidade Biológica, Instituto de Biologia, UNICAMP. Fotografias Matheus João da Silva Alves.
8.JPG Sala "Cidade das formigas saúvas" na exposição permanente do MDBio "Biodiversidade Animal: estilos de vida", durante a Semana dos Museus 2023. 20 maio 2023. Museu de Diversidade Biológica, Instituto de Biologia, UNICAMP