Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp
O acervo do arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp, compreende documentos produzidos e recebidos pelas unidades e órgãos da Universidade, em meio físico ou digital, em cumprimento de suas competências acadêmicas e/ou jurídico-administrativas. Atualmente é composto por 310 fundos e coleções, que representam todas as unidades da Universidade, em funcionamento ou desativadas.
Arquivo da Secretaria Executiva de Comunicação
O Setor de Arquivo da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp (SEC) mantém um acervo audiovisual formado desde 1976, fazendo parte do acervo da SEC, quatro categorias de documentos de arquivo: áudios, fotografias, textos e vídeos. Este acervo está digitalizado e está disponibilizado para consulta no sistema de cadastro do acervo.
Arquivo Edgard Leuenroth - Centro de Pesquisa e Documentação Social
Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL), foi fundado em 1974 com a aquisição do conjunto documental do militante anarquista Edgard Leuenroth, propiciando o salvamento de registros do movimento operário na fase de implantação do sindicalismo no Brasil, uma vez que nos períodos de ditaduras (1937-1945; 1964-1985) intelectuais e militantes de esquerda eram visados pela repressão.
Biblioteca “Ana Maria Medeiros da Fonseca” do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas
Desde o seu início, em 1982, o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas - NEPP preocupou-se com a criação e a preservação de um acervo bibliográfico especializado no campo das políticas públicas, em particular das políticas sociais, com a finalidade de apoiar as atividades de pesquisa, extensão e ensino.
Biblioteca "Angelina Godoy Montgomery" da Faculdade de Engenharia de Alimentos
A "Biblioteca Angelina Godoy Montgomery" da Faculdade de Engenharia de Alimentos possui um acervo que abrange as áreas de Engenharia de Alimentos, Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos e Alimentos e Nutrição e desempenha um papel fundamental na promoção da educação, pesquisa e disseminação do conhecimento na área de engenharia de alimentos e disciplinas relacionadas.
Biblioteca "Antônio Cândido" do Instituto de Estudos da Linguagem
A Biblioteca Antonio Candido possui o segundo maior acervo da Unicamp, composto por 134 mil livros; 1.150 títulos de periódicos (aproximadamente 70.000 fascículos); 495 multimídias; 7.399 Teses de dissertações (impressas e digitais) e 923 TCCs (impressos e digitais. O acervo é aberto ao público.
Biblioteca “Bel Baltar” do Núcleo de Estudos de População
Acervo dessa biblioteca oferece as ferramentas necessárias para analisar e interpretar os dados demográficos, fornecendo insights valiosos que podem orientar políticas e estratégias de desenvolvimento, possibilitando ao pesquisador compreender as tendências demográficas para a tomada de decisões informadas em áreas como políticas públicas, saúde, educação e economia.
Biblioteca “Beth Lobo” do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu
A institucionalização do Pagu se deu em 1993, resultando do trabalho de pesquisadoras inseridas em campos disciplinares distintos, que dialogavam com as Teorias Feministas e de Gênero. A Biblioteca tem como missão constituir um acervo especializado na produção acadêmica, nacional e internacional, em diálogo com o campo de estudos de gênero, do feminismo e da sexualidade.
Biblioteca Central “César Lattes”
A BC compõe o SBU - Sistema de Bibliotecas da Unicamp e atua como frente de referência e informação à comunidade interna e externa da Universidade. Possui áreas reservadas para acervo, estudo e pesquisa em banco de dados eletrônicos. Além disso, conta com uma sala de pesquisa de acesso livre a computadores com acesso à Internet e administração.
Biblioteca Comunitária - BIBCOM
O acervo desta biblioteca é denominado Multicultural, pois propõe ser composto por materiais diversos, considerando a circulação de um público também diverso no que tange a classe social, idade e crenças, como também, o seu gosto por assuntos diferenciados, que estejam na atualidade para seu conhecimento pessoal e lazer. Dessa forma, investe-se em literatura, livros infanto juvenil, HQ’s, gibis, jogos e outros.
Biblioteca "Conrado Paschoale" do Instituto de Geociências
A Biblioteca do Instituto de Geociências apresenta um acervo com mais de 90 mil itens e é rico em assuntos diversos como: ciências naturais, humanas e exatas e também conta com um acervo de diferentes materiais, como livros, periódicos, mapas, literatura cinzenta, DVDs, folhetos e outros materiais.
Biblioteca da Área de Engenharia e Arquitetura
O acervo conta com livros e periódicos científicos de qualidade, constituindo-se como principal fonte de pesquisa para comunidade acadêmica, sendo o segundo maior acervo de periódicos da universidade. Possui acesso às fontes eletrônicas, tais como, e-books, base de dados, periódicos eletrônicos além de parcerias e convênios nacionais e internacionais.
Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas
A Biblioteca FCM passa a oferece o sistema de Realidade Virtual (RV) em Anatomia, instalados em espaço dedicado para o estudo da anatomia, contendo livros, obras históricas.
Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho”
O acervo da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho é composto por mais de 100 mil itens de coleções especiais e obras raras, adquiridas por compra ou doação e compostas por livros, folhetos, mapas, revistas, partituras e outros documentos, que datam do século XV ao século XX. São itens de importante valor histórico e, na sua maioria, pertenceram a personalidades de destacada atuação na vida pública.
Biblioteca do Centro de Documentação de Música Contemporânea
A Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) é responsável por armazenar, disseminar e promover um acervo especializado em música erudita contemporânea, além de conduzir pesquisas para expandir o conhecimento nesse campo. Desde 1996, a CDMC tem trabalhado na construção de um acervo de música brasileira dos séculos XX e XXI.
Biblioteca do Centro de Engenharia Biomédica
A Biblioteca do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) tem como um de seus focos auxiliar as áreas de Engenharia Clínica e Física Médica, com a biblioteca organizando, disseminando e recuperando informação científica para uso acadêmico dos discentes da graduação e da pós graduação da nossa Universidade.
Biblioteca do Centro de Engenharia Biomédica
O acervo da Biblioteca do Centro de Engenharia Biomédica, atende as linhas de pesquisa da Engenharia Biomédica e Física Médica. Também tem livros que atendem a engenharia e a biologia. Suas coleções são compostas por livros, obras de referência, periódicos científicos, normas técnicas, teses e dissertações, anais de congressos, coleções de manuais e catálogos de equipamentos odonto-médico-hospitalares.
Biblioteca do Instituto de Artes
A Biblioteca do Instituto de Artes tem como missão oferecer suporte informacional aos programas de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos pelos seis departamentos do Instituto de Artes: Artes Cênicas, Artes Corporais, Artes Plásticas, Música, Multimeios, Mídia e Comunicação.
Biblioteca do Instituto de Biologia
A Biblioteca do Instituto de Biologia oferece a toda sua comunidade produtos e serviços de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. A comunidade usuária do IB conta com diversos serviços, incluindo um atendimento personalizado de orientação para o uso das fontes de informações disponíveis na universidade.
Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
A Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (BIMECC) desempenha um papel relevante no apoio ao ensino, à pesquisa e extensão, com o objetivo de disseminar o conhecimento nas áreas correlatas. O acervo integra mais de 60 mil obras físicas entre livros, dissertações e teses nas áreas de matemática, estatística e computação científica, os quais são constantemente atualizados.