Faculdade de Odontologia de Piracicaba (prédio central)
Informações

location_on
Endereço:
Rua Dom Pedro II, 627 – Centro – Piracicaba, SP
Acessar Site

Em 20 de janeiro de 1955, foi criada a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba, por meio da Lei Estadual nº 2956. O local escolhido para sua implantação foi o prédio do antigo Externato São José, localizado na esquina da Rua Dom Pedro II com a Rua Alferes José Caetano e projetado por Holger Jensen Kok (que também foi diretor superintendente da Societé de Sucreries Bresiliennes em Piracicaba) e construído pelo ítalo-brasileiro Paulo Elias Pecorari, importante nome da construção civil piracicabana. Sua edificação remonta ao pedido de isenção de impostos feito pela Sociedade de Instrução Popular e Beneficência (Colégio Assunção) à Câmara Municipal de Piracicaba com o objetivo de edificar a construção de um externato. Dotado dos mais modernos requisitos técnicos e higiênicos para a época, o Externato começou a ser construído em 1921 e foi inaugurado em fevereiro de 1924. Construído para oferecer
ensino gratuito nos cursos primário e ginasial, acolheu mais de 150 crianças e 50 órfãos. As aulas iniciaram-se em 1924, sob direção das Irmãs de São José.

O imóvel foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, durante a gestão do Prefeito João Basílio, por meio de escritura lavrada em 1956 (uma escritura de escritura de compromisso de compra e venda havia sido assinada em 1955). O local teria a função de sediar a nova Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba (cujo projeto havia sido aprovado em 1954 pelo governo paulista), na qualidade de Instituto Isolado do Conselho Estadual de Ensino Superior. Vale apontar que havia existido na cidade uma faculdade com este mesmo escopo, criada em 1914 e que funcionou regularmente até 1935, quando foi fechada sob o governo de Getúlio Vargas.

Com a autorização definitiva da presidência do Brasil em 1957, a primeira aula da nova Faculdade ocorreu oficialmente em 22 de julho do mesmo ano, tendo como seu primeiro diretor o Prof. Carlos Henrique Robertson Liberalli. Em 30 de janeiro de 1967, por meio da Lei nº. 9715, a instituição de ensino foi incorporada à Unicamp pelo governador Laudo Natel, com o nome de Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). A FOP funcionou no prédio central até ser construído um novo e mais amplo espaço na segunda metade da década de 1970, onde oferece cursos de graduação, pós-graduação, especialização e extensão. Em 2004, por meio do Decreto nº 10.620, o prédio foi tombado como patrimônio cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba.

Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.

Foto atual.jpg