Centro de Memória da Educação
Informações

location_on
Endereço:
Rua Bertrand Russell, 801 (Bloco D, 2º piso) - Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Campinas, SP
mail
Email:
cmefe@unicamp.br
schedule
Atendimento:
2ª a 6ª: 9h00 às 16h00
Acessar Site

Criado em 2001, o Centro de Memória da Educação é um órgão científico vinculado à Faculdade de Educação/UNICAMP com a finalidade de captar, conservar e divulgar a memória da educação brasileira por meio da preservação documental, da pesquisa, do ensino e da difusão. A sua criação ocorreu quando o Profa. Águeda Bittencourt dirigia a Faculdade de Educação e designou as Profas Maria do Carmo Martins e Heloísa Helena Pimenta Rocha para a coordenação. 

Inicialmente, o foco central de atuação deste Centro na preservação de acervos históricos e patrimoniais da educação brasileira não assumiu a prerrogativa de constituir acervos próprios. À época preferiu-se fazer do centro um espaço voltado para a realização de pesquisas e não um lugar organizado com vistas a receber acervos documentais. De modo que até 2010 as principais realizações tiveram a ver com a organização dos acervos históricos de duas escolas centenárias de Campinas e uma estrutura de serviços que permitiu atuar em práticas pedagógicas de formação. 

A partir de 2010, a incorporação do arquivo pessoal de Malba Tahan exigiu uma redefinição do regime de funcionamento do CME que, atualmente, tem o tratamento e organização de três conjuntos documentais como atribuição central.  O Arquivo pessoal do matemático e escritor Júlio César de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan, foi doado pela família do escritor em 18 de janeiro de 2010, sendo um importante conjunto documental para pesquisa nas áreas de Educação, História, Literatura, Pedagogia e Ensino da Matemática. O conjunto é constituído por 215 caixas-arquivo, com documentação de tipologia variada e que compreende o período entre 1907 e 1974.

Em 2015, o CME recebeu a doação do arquivo documental da Revista Brasileira de História da Educação, publicação oficial da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). O conjunto é constituído por 10 caixas-arquivo composta de documentos da secretaria da gestão da revista no período entre 2001 e 2013. A Associação Brasileira de Leitura (ALB) doou, em fins de 2017, um conjunto de aproximadamente 4.000 documentos referentes à organização e realização dos congressos de leitura (COLE) a partir de 1978, data da 1ª edição.

O trabalho com os acervos exigiu redefinir o escopo de atuação do CME/Unicamp que também incorporou atividade de processamento de documentação permanente em seu espaço físico. Com a aprovação em 2017 de um novo regimento o CME passou a contar com uma área de projetos e pesquisas e outra de conservação voltadas para a organização e processamento desses acervos. Foi então pensado uma forma de organização compartilhada do trabalho de conservação e restauro de documentos e livros com a Biblioteca Prof. Joel Martins.

Desde 2013, o Programa de Estudos e Pesquisas em História da Educação do CME/Unicamp promove pesquisas na área da História da Educação e o estreitamento das relações deste Centro com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/UNICAMP.  Nos últimos anos o Conselho Científico e a coordenação do CME desenvolvem uma proposta de ampliação e fortalecimento do trabalho integrado às linhas e grupos de pesquisa da FE/Unicamp, enfatizando a  indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o diálogo entre FE/Unicamp e a comunidade educacional externa, especialmente, escolas das redes públicas de ensino e a formação inicial e continuada de professores. Portanto, hoje o CME-FE/Unicamp é um órgão de preservação da memória educacional e de pesquisa relevante para o estudo e a formação na área da educação. 

Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.

Foto 02.jpg Sala da Reserva Técnica do CME, 30 Out. 2022. Campinas/SP. Acervo Fotográfico do CME/FE. Foto: Giannoni, M. A.
Foto 03.jpg Sala Central do CME, 30 Mar. 2022. Campinas/SP. Acervo Fotográfico do CME/FE. Foto: Giannoni, M. A.
Foto 15.jpg Equipe do CME na abertura da Exposição Comemorativa CME em homenagem aos “50 anos da FE”. 31/05/2023. Campinas/SP. Acervo Fotográfico do CME/FE.
Foto 19.jpg Apresentação de Bolsistas do CME no VI Congresso PAPE-G. Da esquerda para a direita estão: Eduarda Íris Guedes Ferreira, Luís Gustavo Inácio de Jesus e Julia Muniz Moreira, 31/10/2023. Campinas/SP. Acervo Fotográfico do CME/FE. Foto: Giannoni, M. A.