Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho”
Informações

location_on
Endereço:
Rua Sérgio Buarque de Holanda, nº 441 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Campinas, SP
mail
Email:
bora@unicamp.br
phone
Telefone:
(19) 35216464
schedule
Atendimento:
2ª a 6ª: 9h00 às 17h00
Acessar Site

A Biblioteca de Coleções Especiais e Obras Raras “Fausto Castilho” (BORA) é uma biblioteca multidisciplinar subordinada ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), que tem por finalidade preservar, organizar e divulgar acervos raros e especiais, para apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade, bem como promover a disseminação do acervo para o público em geral e auxiliar na preservação da memória cultural, artística, literária, científica, histórica e institucional. O acervo se desenvolve por meio de novas aquisições, através de doação ou compra, mediante normas internas e vigentes para recebimento de acervo. A BORA é constituída pela área de tratamento da informação, difusão e apoio à pesquisa, e pela área de conservação.  

A BORA teve seu prédio inaugurado em março de 2020, mas seu acervo se origina da antiga Diretoria de Coleções Especiais e Obras Raras, que desde 1989 ocupava o terceiro andar da Biblioteca Central, onde esteve sediada por mais de 30 anos até a inauguração do novo edifício. Seu acervo é composto por coleções especiais, adquiridas por compra ou doação, totalizando mais de 100 mil itens entre livros, folhetos, periódicos, separatas, teses, microfichas, documentos, objetos e mobiliário que datam do século XV ao XX. São itens de relevante valor histórico e cultural que, em geral, representam o universo intelectual ou áreas de interesse de seus respectivos proprietários, em sua maioria renomadas personalidades do meio científico ou de destacada atuação na vida pública ou acadêmica. 

As coleções são adquiridas com a finalidade de subsidiar o desenvolvimento de pesquisas na universidade e ao longo de sua formação o acervo da BORA foi se configurando especialmente na área de humanidades. Muitas das obras do acervo possuem características únicas como grifos, anotações, marcas de propriedade, dedicatórias, materiais únicos, raros, entre outras que são de grande interesse para os pesquisadores. Para definir o que é raro dentro da coleção são considerados critérios de raridade internacionais, nacionais e regionais, por exemplo: primeiras impressões do século XV ao XVI; impressos do século XVII e XVIII; impressos na América Latina até 1835 e no Brasil até 1841; edições clandestinas; edições de tiragens reduzidas; edições especiais ou de luxo; primeiras edições de autores renomados; exemplares com anotações manuscritas, incluindo dedicatórias.

As primeiras coleções privadas adquiridas pela Unicamp foram as de Paulo Duarte, Eugênio de Toledo Artigas, Henrique Maurer, Theodor e Oswald Peckolt, ainda na década de 1970. Na década seguinte vieram outras, das quais destaca-se a de Sérgio Buarque de Holanda, marco da criação da Diretoria de Coleções Especiais da Biblioteca Central. A Unicamp adquiriu a Biblioteca de Sérgio Buarque de Holanda, em 1983, um dos principais acervos históricos e culturais do país, formado por aproximadamente 10 mil volumes, entre livros e periódicos, que abrangem principalmente a área de Ciências Humanas, com destaque para os livros que tratam da História do Brasil. 

Algumas coleções do acervo da BORA: Coleção Oficina do Livro “Rubens Borba de Moraes”, com aproximadamente 40 mil volumes, sendo a maior parte dedicado à cultura brasileira; Coleção Alexandre Eulálio com mais de 12 mil volumes, com destaque para literatura e artes; Coleção Aristides Candido de Mello e Souza, composta, em sua maioria, por obras de Literatura Francesa e Brasileira; Coleção Ana Maria Primavesi, com destaque para suas produções e pesquisas na área de agroecologia; Coleção Peter Eisenberg, cujo foco é em história social e econômica; Coleção José Albertino Rodrigues, com temática em sociologia rural, trabalho, sindicato e economia; entre outras. 

A Coleção de Obras Raras reúne livros, folhetos e periódicos com destaque para as obras que versam sobre as narrativas dos primeiros viajantes europeus no Brasil (século XV ao XIX) e a situação econômica e política do período Colonial e Imperial. 

As coleções estão disponíveis para consulta a toda comunidade interna e externa à universidade, pesquisadores e interessados em geral. 

A biblioteca ainda dispõe de um amplo espaço expositivo e promove exposições cuja temática pode ir da divulgação científica a fatos e eventos representativos da memória nacional, curiosidades e costumes, tendo por objetivo divulgar o acervo. 

São oferecidas visitas guiadas organizadas de acordo com o perfil de cada grupo (público geral, estudantes, profissionais da área, etc). Tanto as visitas guiadas como as consultas ao acervo devem ser agendadas no portal da BORA.

Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.

bora.jpg Antonio Perri. Fachada da BORA durante o evento de inauguração. 2020.Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho - Unicamp, Campinas-SP.
6.jpg Isabella Pereira. Mobiliário da Coleção Sérgio Buarque de Holanda; 2010. Biblioteca Central - Unicamp, Campinas-SP.
5.jpg Antonio Perri. Coleção Fausto Castilho. 2020. Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho - Unicamp, Campinas-SP.