Informações
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Campinas, SP
bibcen@unicamp.br
(19) 35216486
2ª a 6ª: 7h30 - 22h45
A história da Biblioteca Central está vinculada ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp, iniciado alguns meses após a fundação da universidade. Entre 1966 e 1981, houve um período de criação e construção da maioria das unidades acadêmicas e, com elas, dos acervos especializados das Bibliotecas Seccionais, como até então eram denominadas as bibliotecas de unidades de ensino e pesquisa. Foi a partir de 1982 que novos esforços foram implementados visando à melhoria da infraestrutura das bibliotecas e a consolidação de rotinas para a aquisição de obras e assinatura de periódicos. Após um levantamento das condições gerais em que se encontravam as 14 bibliotecas até então existentes naquela época (1 Biblioteca Central e 13 Bibliotecas Setoriais), um relatório sobre a situação foi elaborado, o que demonstrou a necessidade da adoção de medidas emergenciais para reverter o quadro até então existente.
Para tanto, a Reitoria criou um grupo específico de trabalho, a Comissão Executiva do Projeto Biblioteca, composta por docentes e bibliotecários, com a incumbência de estruturar um projeto para as bibliotecas da Unicamp. Partindo de estudos e consultas que contaram com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, a Comissão elaborou uma proposta de projeto que continha a criação do que hoje se constitui o Sistema de Bibliotecas da Unicamp. No estudo apresentado, a Biblioteca Central exerceria a coordenação de uma rede de bibliotecas, propondo também a criação das Comissões de Bibliotecas e de um Órgão Colegiado. Em 1983 foi aprovada a criação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, elaborado pela Comissão Executiva do Projeto Biblioteca. Já em 1985 foi oficialmente instalado o Órgão Colegiado do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, composto por membros docentes, discentes e bibliotecários e, em 11 de junho de 1989, por meio da Deliberação CONSU-A-038/1989, foi oficialmente criada a Biblioteca Central.
A BC compõe o SBU - Sistema de Bibliotecas da Unicamp e atua como frente de referência e informação à comunidade interna e externa da Universidade. Possui áreas reservadas para acervo, estudo e pesquisa em banco de dados eletrônicos. Além disso, conta com uma sala de pesquisa de acesso livre a computadores com acesso à Internet e administração.
No prédio da BC encontram-se diferentes setores e organismos, como a Biblioteca da Área de Engenharia e Arquitetura (BAE), criada em 1991 como a primeira biblioteca de área específica criada pela Unicamp. A BAE está instalada no segundo andar do prédio da Biblioteca Central e conta com um acervo de livros e periódicos, vasto e atualizado, sendo o segundo maior acervo de periódicos da universidade. Possui fontes eletrônicas, tais como, e-books, base de dados, periódicos eletrônicos e parcerias e convênios nacionais e internacionais e dispõe de computadores para uso da comunidade. O espaço também conta com áreas de convivência e socialização, contando com mesas de xadrez e damas no andar térreo do prédio.
No primeiro andar da Biblioteca Central está disponível o acervo da Coleção Acadêmica da BCCL, que conta com dissertações e teses; coleções do Instituto Confúcio, do Professor Ataliba Teixeira de Castilho, das Obras de referência (Dicionários, Enciclopédias, etc.) e de biblioteconomia; Acervos multidisciplinares de Graduação, multiculturais, de livros braille, além de áudio livros e filmes. Neste piso encontra-se, também, o Laboratório de Acessibilidade (LAB), criado em 2002 com o objetivo de proporcionar aos usuários com deficiências um ambiente adequado às suas necessidades educacionais, garantindo-lhes o direito de realizar estudos e pesquisas com maior autonomia e independência. No prédio são também realizadas diversas exposições e eventos culturais, sediados tanto no hall de entrada, quanto no ambiente da Galeria de Artes do Instituto de Artes da Unicamp (GAIA), também no térreo.
Além do acervo circulante, destaca-se a coleção especial do cientista brasileiro César Lattes (1924-2005), personagem que cede nome ao prédio. Localizada no terceiro piso, a coleção inclui o escritório onde o físico trabalhou nos últimos 28 anos de vida, doado à BCCL pela família do cientista. Móveis, a biblioteca particular, documentos, anotações, fotografias, diplomas e objetos, alguns prosaicos, como o último cigarro deixado por ele no cinzeiro, formam um conjunto capaz de revelar parte da personalidade do importante cientista. Por este motivo, foi projetado um memorial em homenagem a ele, o qual abriga o acervo e coleção de objetos pessoais de César Lattes, contando com uma exposição permanente e interativa.
Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.




