Arquivo da Secretaria Executiva de Comunicação
Informações

location_on
Endereço:
Avenida Albert Einstein 901 - Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo – Campinas – SP – Brasil - Cep 13.083-852
mail
Email:
arqsec@unicamp.br
phone
Telefone:
(19) 35212428
schedule
Atendimento:
2ª a 6ª: 8h30 às 17h00
Acessar Site

O Setor de Arquivo da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp (SEC) mantém um acervo audiovisual formado desde 1976.

Devido à demanda de atendimento por várias unidades da Unicamp, o LIMEC foi separado do IMECC, e, pelo crescente volume de produções educacionais e científicas em vídeo, foi institucionalizado em 1985 (Portaria GR-069/1985) como Centro de Comunicação (CCO) ocupando prédio próprio. 

Já com um importante acervo audiovisual histórico incorporado que continha os acontecimentos importantes da Unicamp e também a evolução das técnicas científicas na área de tecnologia e saúde, as atividades do Centro de Comunicação se expandiram para a produção de vídeos de cunho científico para serem divulgados através da concessão que os canais pagos na década de 90 davam às universidades na época. Assim, as produções em vídeo a partir de 1997 foram exibidas no Canal 25 da Net Campinas. Os primeiros vídeos formaram a série “Saúde, Mitos e Verdades”, a série “Camarins” em 1997 e a série “Palavras Cruzadas” em 2003. Nesta época o Arquivo recebeu também a doação dos vídeos do “Banco de Imagens Ambientais” que foi resultado de um convênio entre a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo através do Instituto Florestal e a Unicamp. Este fundo arquivístico é formado por 49 horas de gravação contendo os vídeos produzidos para a ECO 92 no Brasil. Este acervo está digitalizado e está disponibilizado para consulta no sistema de cadastro do acervo.

Atendendo ao crescimento da demanda televisiva, em abril de 2000 foi criado o Canal Universitário (CNC), canal 10 da NET Campinas, do qual o Centro de Comunicação fez parte, representando a Unicamp na produção de Programas para TV de conteúdo didático e científico. Atualmente, a produção audiovisual da SEC é exibida no Canal 10 da NET/CLARO e da VIVO). 

Com a expansão de suas atividades, em 2004, o Centro de Comunicação passou a se chamar Rádio e Televisão Unicamp (RTV), difundindo ainda mais sua produção audiovisual e incrementando o acervo com os Programas de TV, os Registros de Eventos e os Vídeos Institucionais. O conteúdo deste acervo, a partir da criação da RTV, foi migrando do formato analógico para o digital, tentando acompanhar a evolução das mídias audiovisuais. Diversas séries de programas de TV foram mantidas e novas foram criadas entre elas Registro Geral, Fóruns Permanentes, Repórter Unicamp entre outros, mantendo sempre a cobertura audiovisual da universidade com relação às gravações dos seminários, palestra e reuniões oficiais. Em 2013, foi inaugurada a  Rádio Unicamp consolidando assim o projeto de criação da Rádio e Televisão da Unicamp. 

Posteriormente, a Unicamp desenvolveu um projeto que teve como objetivo unir as duas áreas de comunicação, a Assessoria de Imprensa da Unicamp (ASCOM) e a Rádio e Televisão da Unicamp (RTV). Assim foi criada a Secretaria Executiva de Comunicação  (SEC) através da  deliberação CAD-230/2015 de 03/06/2015. Sua implantação se deu pela resolução GR-031/2016 em 15/12/2016. 

A Secretaria Executiva de Comunicação é o órgão responsável pela comunicação integrada da Unicamp com a comunidade interna e externa. Oferece serviços à comunidade e dispõe de variados canais, tais como Assessoria de Comunicação, Portal Web, Jornal da Unicamp, TV, Rádio e Mídias Sociais. A junção destas duas unidades de comunicação da Unicamp fez com que o Setor de Arquivo - que já administrava os vídeos e áudios produzidos pela RTV – ficasse responsável  também pela gestão arquivística dos demais documentos (textos e fotografias) produzidos pela SEC no desempenho de suas funções. Melhorias alinhadas com as diretrizes do Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ) serão, a curto prazo, implantadas. 

Diante deste histórico acima descrito, o Arquivo da Secretaria Executiva de Comunicação constitui um importante repositório para guarda e preservação de documentação para a pesquisa. Fazem parte do acervo da SEC, quatro categorias de documentos de arquivo: áudios, fotografias, textos e vídeos. Estes documentos usam as seguintes extensões de arquivamento, respectivamente: áudios (mp3); fotografias (raw); textos (pdf) e vídeos (mp4).

O Arquivo da SEC adota política de segurança do acervo utilizando fitas LTO4 com capacidade de 800 GB para fazer o backup do material do acervo (armazenamento físico). Uma cópia da fita é deixada no Arquivo da SEC e outra deixada no Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ/Arquivo Central).

O arquivo conserva também a maioria dos equipamentos audiovisuais utilizados pelo Limec, Centro de Comunicação e Rádio e TV desde a década de 70, formando assim um importante acervo para a história da evolução dos equipamentos audiovisuais analógicos.

O sistema de cadastro do acervo possui atualmente, 20.915 registros. Fazendo uma contagem anual da produção mais recente, desde janeiro de 2022, até final de setembro de 2023 foram 1.479 novos documentos que deram entrada no Setor de Arquivo. Esses novos títulos, seguem o caminho normal de cadastro, guarda no repositório digital (storage) do acervo e duplicação em fitas de backup no formato LTO. Atualmente, destacamos algumas séries arquivadas em formato de texto (pdf) como o Jornal da Unicamp; as matérias produzidas pelos jornalistas da SEC e publicadas no portal da Unicamp na categoria Manchete, Atualidades, Cultura e Sociedade, Comunidade Interna e Inovação; os vídeos Repórter Unicamp, Registro Geral, Direto na Fonte; os áudios Repórter Unicamp Podcast, Ressonância, Analisa, entre outros.

A Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp desde 16 de agosto de 2022 está registrada no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) sob o código BR SP SECUNICAMP. 

Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.

Armazenamento das fitas LTO.jpg Armazenamento das fitas LTO.
Aluno bolsista do Arquivo SEC.jpg Aluno bolsista do Arquivo SEC.
Armazenamento do repositório digital (storage) do acervo.jpg Armazenamento do repositório digital (storage) do acervo.
Fachada da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp.jpg Fachada da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp.
Endereço da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp.jpg Fachada e endereço da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp.
Acervo fitas master formato DVCAM e formato LTO.jpg Acervo de fitas master formato DVCAM e formato LTO.
Acervo Saúde Mitos & Verdades.jpg Acervo Saúde Mitos & Verdades.
Câmera u'matic Sony 1972.jpg Câmera U-matic Sony, 1972.
Gravador áudio rolo Otari 1987.jpg Gravador áudio rolo Otari, 1987.
Gravador video cassete U'Matic VO 2600 Sony ano 1976.jpg Gravador vídeo-cassete U-matic VO 2600, Sony ano 1976.
Torre de aparelhos de gravadores de videocassete.jpg Torre de aparelhos de gravadores de videocassete.
Equipamentos de vídeo U'matic, Digital-S, Betamax, Betacam, DVD, DVCAM.jpg Equipamentos de vídeo U'matic, Digital-S, Betamax, Betacam, DVD, DVCAM