Informações
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, 3º andar, Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Distrito de Barão Geraldo Caixa Postal 6023 CEP: 13083-970 - Campinas/SP
bmemoria@unicamp.br
(19) 35215254
2ª a 6ª: 9h00 às 17h00
Criada em 1986, a Biblioteca do Centro de Memória - Unicamp teve como origem o acervo doado por João Falchi Trinca, grande bibliófilo campineiro, que ao longo de sua vida constituiu um dos mais completos acervos sobre Campinas. No dia 25 de agosto de 2000, foi nomeada como Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa, em homenagem ao fundador do CMU, falecido poucos meses antes.
Voltada para área de ciências humanas e especializada em história regional, a Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa integra o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) com um acervo especializado na cidade de Campinas. É responsável pela organização e disponibilização para pesquisa de mais de 11 mil materiais bibliográficos, entre eles: livros, folhetos, periódicos, partituras e mapas datados a partir do século XVII, uma hemeroteca com cerca de 75 mil recortes de jornais e revistas, além de coleções especiais com características singulares. O acervo serve de base para a produção de várias dissertações, teses e livros em diversas áreas do conhecimento, com especial destaque para o campo das ciências humanas. A Biblioteca do CMU possui por característica inerente a pluralidade de seus atributos, e as obras exigem uma dinâmica especial de funcionamento e tratamento técnico. Parte do acervo bibliográfico está disponível para empréstimo. Os livros de coleções especiais ou pertencentes a conjuntos documentais são disponibilizados para consulta local.
Atualmente as coleções especiais disponibilizadas pela biblioteca para consulta local são: Arthur Pereira Vilagellin, Benedito Barbosa Pupo, Dina Lisboa, Eleutério e Ruy Rodrigues, Geraldo Sesso Júnior, Instituto Agronômico de Campinas, João Falchi Trinca, Jolumá Brito, José Roberto do Amaral Lapa, Sylvia Simões Magro e Ciro Exel Magro, Maria Conceição de Arruda Toledo, Otília Foster, Padre Narciso Vieira Ehrenberg e Theodoro de Souza Campos Júnior.
Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.


