Informações
Rua Cora Coralina,100, Barão Geraldo, Cidade Universitária “Zeferino Vaz” - Campinas/SP, CEP: 13086-896
bibifch@unicamp.br
(19) 35211618
2° a 6° feira: 09h00 - 22h30
A Biblioteca Octavio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) destaca- se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. Esse reconhecimento se dá, principalmente, em função da qualidade do seu acervo, que constitui padrão de referência para a comunidade interna e externa da área.
A origem da Biblioteca do IFCH remonta ao Departamento de Planejamento Econômico e Social, criado por Zeferino Vaz em 1968, que foi o início do IFCH/UNICAMP. A Biblioteca nasceu e se desenvolveu em consonância com o constante crescimento do Instituto e, atualmente, caracteriza-se como um instrumento indispensável ao ensino e à pesquisa. Em 2004 recebeu o nome de Biblioteca Octavio Ianni em homenagem ao sociólogo e professor emérito da UNICAMP.
Tem como objetivo subsidiar o ensino, pesquisa e extensão do Instituto que conta com 03 cursos de graduação (Filosofia - modalidade de licenciatura e bacharel; Ciências Sociais - na modalidade de licenciatura e bacharel, que incluem a formação em Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas; e História - na modalidade de licenciatura e bacharel); e também com 10 programas da pós-graduação (Ambiente e Sociedade; Antropologia Social; Ciência Política; Ciências Sociais; Demografia; Filosofia; História; Relações Internacionais; Sociologia e Mestrado Profissional em História).
A Biblioteca conta com cerca de 250 mil itens em seu acervo, sendo o maior do SBU e é composto por livros, folhetos, multimídias, teses e dissertações nas áreas de Ciências Sociais e Humanas.
O acervo de Filosofia é composto por cerca de 35 mil títulos e engloba obras da História da Filosofia (antiga, medieval, moderna e contemporânea) com destaque para obras em Latim e em Grego, e outras temáticas: Introdução à filosofia; Lógica Epistemologia; Filosofia da Ciência; Filosofia Política; Filosofia da Linguagem; Psicologia; Religião; Ética; Estética e Metafísica.
Os títulos de Ciências Sociais são compostos por cerca de 99 mil e englobam as principais temáticas como: Ciências Sociais; Ciência Política; Sociologia; Antropologia; Movimentos Sociais; Sociedade e Relações Internacionais.
Na História, o acervo é composto por cerca de 30 mil títulos e engloba as principais temáticas, como: Introdução ao estudo da História; História antiga, medieval, moderna e contemporânea; História do Brasil História da América; Teoria da História e História da África.
Dispõe de diversas coleções, como: História da Arte; Obras Raras; Obras de Referência; Coleções Especiais; Paulo Duarte; Renina Katz; Roberto Simonsen; Etienne Samain; Antonio Arantes e a Coleção FIESP. Conta ainda com 2.731 títulos de periódicos impressos (correntes e não correntes).
Ao longo dos 55 anos de sua existência, cuidados preventivos e corretivos da estrutura predial e pequenas reformas foram efetivadas. Entre os anos de 2008 a 2013, algumas ações ganharam mais destaque, como a ampliação do prédio, de 1.610 m2 para 4 mil m2, concluída em abril de 2013, e que foi possível devido a um projeto FINEP. Com essa expansão a biblioteca passou de dois para cinco pavimentos. O novo espaço foi essencial para o desenvolvimento da biblioteca, pois além de oferecer maior conforto aos alunos, docentes e pesquisadores, permitiu uma melhor distribuição do acervo bibliográfico, uma nova área de processamento técnico, nova área de atendimento ao público e referência, um espaço adequado à realização de exposições, sala específica para capacitação de usuários, além de promover a acessibilidade com elevador e banheiros acessíveis.
Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.








