Biblioteca "Prof. Marcello Damy" do Instituto de Física Gleb Wataghin
Informações

location_on
Endereço:
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 777, Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo – Campinas/SP. CEP 13083-859
mail
Email:
biblioif@unicamp.xn--br-02t
phone
Telefone:
(19) 35215523
schedule
Atendimento:
2° a 6° feira: 08h30 - 22h45
Acessar Site

A Biblioteca do Instituto de Física Gleb Wataghin – IFGW foi criada em 1971, com o objetivo de oferecer suporte informacional ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto e da Universidade, neste ano todo o acervo do Instituto alocado inicialmente na Biblioteca Central foi transferido para a recém-criada Biblioteca do IFGW. Em 1983, a Biblioteca do IFGW passa a fazer parte do recém-criado Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), instituído pela Portaria GR nº 358/1983 que passou a ser coordenado pela Biblioteca Central. A partir de então, a Biblioteca do IFGW passou a responder tecnicamente ao SBU e ao Instituto de Física. Essa estrutura organizacional se mantém até hoje.

Em dezembro de 2010, a congregação do IFGW aprovou nova denominação e a conhecida BIF passou a ser chamada de “Biblioteca Prof. Marcello Damy” em homenagem ao referido Professor que foi o primeiro diretor do Instituto. Tal homenagem se dá em virtude da atuação do Profº. Damy e seu significativo papel na implantação do IFGW-Unicamp e por ter sido um dos pioneiros da Física Nuclear no Brasil com inúmeras iniciativas igualmente importantes. A nomeação da Biblioteca se deu um ano após o falecimento do Profº. Damy.

Atualmente, o acervo da biblioteca é composto por mais de 25 mil exemplares de livros impressos, mais de 440 títulos de periódicos, mais de 2100 teses e dissertações defendidas no IFGW e alguns materiais especiais. O acervo está em constante crescimento para melhor atender a comunidade, essa atualização se deu ao longo desses anos por meio de recursos orçamentários e projetos. Além dos recursos bibliográficos impressos, a Biblioteca tem acesso eletrônico aos principais periódicos, e-books e bases de dados na área de Física, seja através de assinaturas Unicamp ou Portal Capes. A biblioteca realiza um trabalho sistemático de recuperação e organização da produção científica indexada do IFGW, através de pesquisas nas bases referenciais – Web of Science e Scopus com o objetivo de reunir, divulgar e organizar sua produção anual. Além disso, a Biblioteca edita um boletim bimestral de divulgação da produção do Instituto, o boletim Abstracta. Todo o trabalho de compilação da produção científica institucional feito pela biblioteca é a base para alimentação do SUCUPIRA/CAPES e do Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. A compilação sistemática da produção científica e de indicadores relacionados é feita sistematicamente pela BIF há muitos anos, tal trabalho dá subsídios à direção e setores do Instituto.

Com o objetivo de oferecer infraestrutura adequada à comunidade, a biblioteca possui salas de estudo (individual e em grupo), serviço de reprodução de documentos e computadores disponíveis para pesquisa. A área física é de 770 m² e conta com a área do acervo, área administrativa, terminais de consulta e espaços de estudo. Ao todo, a biblioteca conta com 71 pontos de estudo individual e 6 salas de estudo em grupo que comporta em cada uma delas, 6 pessoas. A biblioteca do IFGW possui também uma caixa de auto devolução 24 horas, criada com o objetivo de ampliar o horário disponível para devoluções de materiais bibliográficos.

Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.

IFGW_1.jpg Equipe BIF. Sala de estudos da Biblioteca "Prof. Marcelo Damy". 2014.
IFGW_2.jpg Equipe BIF. Acervo da Biblioteca “Prof. Marcello Damy”, 2014.
IFGW_3.jpg Equipe BIF. Acervo da Biblioteca “Prof. Marcello Damy”, 2014.