Informações
Rua Josué de Castro, nº s/n, Barão Geraldo, Cidade Universitária “Zeferino Vaz” - Campinas/SP, CEP: 13083-970
biq@unicamp.br
(19) 35212101
2° a 6° feira: 08h45 - 22h45
A Biblioteca do Instituto de Química (BIQ) nasceu de maneira improvisada no centro de Campinas a partir da doação de uma caixa de livros de química. Em 1970 foi instalada no atual campus e, no período de 1971 e 1977, foram adquiridas importantes coleções de periódicos que formaram efetivamente seu acervo. A partir de então, a BIQ passou a fazer aquisições sistemáticas de publicações, além de ampliar significativamente sua coleção de periódicos. Em 01 de abril de 2022, a Biblioteca do Instituto de Química passou a ser denominada Biblioteca Prof. Dr. Oswaldo Luiz Alves, em homenagem a um dos químicos mais importantes do país e que foi docente do Instituto. Atualmente, ela figura entre as principais bibliotecas brasileiras de Química, e é reconhecida pela qualidade do seu acervo impresso e eletrônico e por seus serviços.
Seu acervo dispõe de aproximadamente 16 mil livros físicos e 1.500 títulos de periódicos. Os materiais são, em sua grande maioria, relacionados à área de química, contemplando suas principais subdivisões, além de materiais relacionados a áreas afins do conhecimento. A biblioteca também guarda uma coleção especial, a Coleção Oswaldo Luiz Alves. Originada a partir da biblioteca particular do referido professor, os livros foram doados por sua família por ocasião do seu falecimento. Entre os itens disponíveis para empréstimo se incluem ainda modelos moleculares, calculadoras científicas e guarda-chuvas.
O público principal da BIQ são os alunos do Instituto de Química, sejam eles da graduação ou da pós-graduação, além dos docentes e dos pesquisadores da área. Ainda utilizam com bastante frequência à biblioteca alunos de outros cursos como engenharias, cursos da área da saúde e licenciaturas. Como todas as bibliotecas da Unicamp, a BIQ também é aberta à comunidade externa à Universidade.
Ocupando hoje uma área correspondente a aproximadamente mil e quatrocentos m², a BIQ compreende dois andares climatizados. No térreo se encontram o balcão de atendimento e uma área destinada aos guarda-volumes, todo o acervo de livros, sete salas de estudo em grupo, e a administração da biblioteca. No andar superior há um amplo espaço com mesas de estudo individual e coletivo, além detoda a coleção de periódicos e computadores disponíveis aos alunos.
Uma exposição de capas de periódicos renomados que destaca pesquisas dos docentes do Instituto pode ser contemplada na entrada da biblioteca e em suas escadarias. A exposição é permanente e está em constante crescimento.
Os textos e imagens constantes desta obra são de responsabilidade exclusiva das unidades envolvidas.



